Seja Dizimista

O Dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. Uma contribuição voluntária, regular, periódica, que todo batizado é convidado a assumir. É através da partilha mensal, generosa e solidária que você, Dizimista, auxilia na manutenção das instalações e serviços do Santuário, bem como das obras missionárias realizadas, que possibilitam atender as necessidades dos mais vulneráveis e de todos que buscam assistência em nossas Obras Sociais.

Se ainda não faz parte, mas compartilha a alegria de viver em comunidade, junte-se a nós e se inscreva em nossa Secretaria ou após as celebrações na “mesinha do dizimo”. Todo segundo domingo do mês é dedicado ao “Dia do Dízimo” e nas celebrações deste dia são colocadas as intenções e preces pelos aniversariantes do mês.


Conheça as Dimensões do Dízimo

O Dízimo busca atender a três dimensões na Igreja: Religiosa/Eclesial, Missionária e Caritativa/Social.

Dimensão Religiosa/Eclesial (Celebrar)

A Dimensão Eclesial fortalece no dizimista o sentimento de pertencer à igreja. Com o Dízimo, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da comunidade, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a ela disponha do necessário para realizar o culto divino e desenvolver sua missão.

A consciência de ‘ser Igreja’ leva os fiéis a assumirem a vida comunitária, participando ativamente de suas atividades e colaborando para que a comunidade viva, cada vez mais plenamente a fé e mais fielmente testemunhe. Desse modo, o Dízimo fortalece a vida comunitária, permitindo que o Santuário adquira seus materiais litúrgicos (como vinho, hóstias, velas) e cumpra seus compromissos financeiros (manutenção de sua estrutura, pagamento dos salários dos funcionários e fornecedores).

Ele também oferece condições às paróquias e comunidades de contribuírem de modo sistemático com a Igreja Particular, mantendo vivo o sentido de pertença a ela.

Dimensão Missionária (Evangelizar)

O Dízimo possui uma “Dimensão Missionária”. Ela se manifesta como meio de sustentação para a ação evangelizadora da Igreja, tendo destinação significativa para os investimentos na formação e capacitação de evangelizadores e evangelizadoras.

O Papa Francisco ressalta essa ação missionária, como uma “Igreja em saída” e que deve contemplar todos os povos que conheçam e façam a experiência de Deus. “A paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma seus membros para serem agentes da evangelização. É comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário”, diz o pontífice.

Dimensão Social/Caritativa (Partilhar)

A dimensão caritativa do Dízimo se manifesta no cuidado que a Igreja tem com os mais vulneráveis, como continuadora da missão de Jesus. A atenção com os pobres e suas necessidades é uma característica da Igreja Apostólica. “Quando a comunidade contribui sistematicamente para os projetos de promoção humana ou de socorro a necessidades específicas, contribui também para a humanização das estruturas sociais e para seu processo”. (Doc. 106,33).